espaco 3

contabil

Atualização Sistema Consisanet, SGRH e BioJob

 downloads topo 10

 

             Disponibilizamos essa pagina para realização dos Downloads das atualizações do Consisanet, SGRH e BioJob.

            Duvidas estamos a disposição. Entre em contato.

 

            Links para o Servidor Fortaleza Informática.

    ::::::      Última atualização de arquivos em 12 de agosto de 2021

             1    -         Atualizacao BioJob para ConsisaNet 32b   downloads ftz 9


            2    -         Atualizacao BioJob para ConsisaNet 64b   downloads ftz 9


            3    -         Atualizacao Consisanet 32b   downloads ftz 9


            4    -         Atualizacao Consisanet 64b   downloads ftz 9


            5    -         Atualizacao SGRH para ConsisaNet 32b   downloads ftz 9


           6    -         Atualizacao SGRH para ConsisaNet 64b   downloads ftz 9

 

 

 

 

Prorrogação da data-limite de entrega da ECF

 

Prorroga o prazo de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) referente ao ano-calendário de 2020.

O prazo final para transmissão da ECF previsto no caput do art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 2.004, de 18 de janeiro de 2021, referente ao ano-calendário de 2020, fica prorrogado, em caráter excepcional, para o último dia útil do mês de setembro de 2021.

Fonte: Prorrogação da data-limite de entrega da ECF

 

 

Implantacao versao s10 e eventos de Folha de Empregadores Pessoa Fisica

 

Após uma reprogramação decorrente da necessidade de adaptação da Dataprev, ocorrerá dia 19 de julho a entrada em produção do eSocial Simplificado v. S-1.0 e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para os empregadores pessoas físicas pertencentes ao 3º grupo.

A implantação da versão demandará a parada temporária do sistema. Por se tratar de uma mudança significativa, ela ocorrerá em dois momentos:

Dia 11/07 (domingo), das 08h00 às 14h00

Dia 17/07 (sábado, a partir das 08h00) até às 18h00 do dia 18/07 (domingo)

De acordo com a Portaria Conjunta 71/2021, o cronograma de obrigatoriedade de envio de eventos de folha para o terceiro grupo foi dividido:

Empregadores pessoas jurídicas –  o início da obrigatoriedade de envio dos eventos de folha iniciou a partir de 10 de maio, relativos a fatos ocorridos a partir do dia 1º daquele mês.

Empregadores pessoas físicas – o início da obrigatoriedade passou para o dia 19 de julho, relativamente aos fatos ocorridos a partir do dia 1º de julho.

Observações:

  1. a) Os eventos de desligamento enviados até o dia 16 serão transmitidos na versão 2.5, porém sem o grupo de verbas rescisórias. Nesse caso, esses eventos deverão ser retificados a partir do dia 19, para fazer constar as informações de verbas rescisórias.
  2. b) Os Segurados Especiais enviarão eventos periódicos a partir da data em que DCTFWeb passa a ser obrigatória para as pessoas físicas, em substituição à GFIP (data a ser definida pela RFB).

Evento S-1250 – esse evento foi descontinuado na versão S-1.0. Conforme descrito na Nota Orientativa S-1.0 nº 01/2021, item 3, o evento S-1250 (versão 2.5) poderá ser recebido com período de apuração até 06/2021 e somente até o dia 20/07/2021. A partir de 21/07, as informações contempladas no S-1250 passam a ser enviadas exclusivamente pelo evento R-2055 na EFD-Reinf.

Cronograma de Implantação

e Social 19 07 2

 

Fonte: eSocial/implantacao versao s10 e eventos de Folha de Empregadores Pessoa Fisica comecam a partir de 19 de julho

 

 

 

Desobrigatoriedade de envio de EFD-Reinf "Sem Movimento" para os contribuintes do 3° grupo.

 

Publicada versão 1.5.1.2 do Manual do usuário da EFD-Reinf, com destaque para desobrigatoriedade de envio de EFD-Reinf "Sem Movimento" para os contribuintes do 3° grupo, no qual estão incluídas as empresas optantes pelo Simples Nacional, MEI, entidades sem fins lucrativos, segurado especial e pessoas físicas.

Importante destacar que, contribuintes que estiverem nessa situação não precisam enviar o evento R-1000 e nenhum outro evento da EFD-Reinf.

 

Para ter acesso a Nova versão do manual da EFD-Reinf : SPED/Enf-Reinf-desobrigatoriedade

 

 

Manutenção programada do CNIS - atualização da nova versão do eSocial.

 

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) está passando pelo processo de atualização para internalização da nova versão do eSocial (v. S-1.0)

Por isso, não será atualizado pelos eventos do eSocial durante o período de manutenção iniciado em 20/06, às 17h44, com previsão de término no dia 05/07.

Após concluída a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária qualquer intervenção pelos usuários.

Fonte: eSocial/noticias/cnis-passa-por-manutencao-programada-para-atualizacao-da-nova-versao-do-esocial

 

 

 

 

Prorrogado prazo de entrega da EFD-Reinf e DCTFWeb

 

Foi assinada nesta quarta-feira a Portaria RFB nº 43, de 16 de junho de 2021, que prorroga o prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e da Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), relativas ao período de apuração maio de 2021, até o dia 18 de junho de 2021.

Fonte: gov.br/receitafederal/prorrogado-o-prazo-de-entrega-da-efd-reinf-e-dctfweb

 

 

 

 

 

Esclarecimentos: fiscalização durante a fase de implantação do eSocial

 

Considerando as penalidades que serão aplicadas pelo descumprimento dos prazos previstos no "faseamento” do período de implantação do eSocial, o Comitê Gestor esclarece:

  1. A primeira etapa do processo de implantação do eSocial tem caráter experimental, direcionado prioritariamente às adequações dos ambientes tecnológicos dos empregadores e à homologação prática do sistema, e não gerarão obrigações jurídicas para o empregador, nem prejudicarão direitos trabalhistas ou previdenciários, até que as obrigações acessórias originais sejam formalmente substituídas pela transmissão dos eventos do eSocial, por ato dos respectivos entes responsáveis;
  1. O Comitê Gestor orientará os órgãos fiscalizadores quanto à não aplicação de penalidades pelo eventual descumprimento dos prazos das fases 1, 2 e 3, desde que o empregador comprove que estava aprimorando seus sistemas internos durante aquele período. É também premissa para a não sujeição às penalidades que o empregador demonstre que o descumprimento dos prazos se deu por questões técnicas, inerentes às dificuldades de implantação, mas que houve efetivas tentativas de prestar as informações (mesmo que sem sucesso), com registros de protocolos de envio de eventos para o ambiente nacional.
  1. A mera inércia do empregador em implantar as adequações ou promover os ajustes necessários em seu sistema não caracterizará a boa fé que o isentaria da aplicação de penalidades.
  1. O Comitê Gestor do eSocial também orientará os órgãos fiscalizadores de que o cumprimento da fase 3 pelo empregador, com o efetivo fechamento da folha no prazo estipulado (evento S-1299), ainda que tenha havido o descumprimento dos prazos das fases 1 e 2, será considerado como indicativo do real esforço do empregador na implantação e adequação dos seus ambientes, para fins da não aplicação de penalidades.

Fonte: gov.br/esocial/Fiscalizacao durante fase implantacao eSocial

Observação:  A matéria acima é referente ao ano de  2018, no entanto segue a mesma orientação que consta no Perguntas e Resposta no site do eSocial.