espaco 3

contabil

Nota On: Copiar/Clonar Nota Fiscal

 

pediram nota on

 
 
   Agora é possível Clonar uma NF-e, NFC-e ou NFS-e emitida pelo NotaOn!
    Ou seja, em poucos passos você consegue copiar os dados de uma nota já emitida para emitir uma nova.
    Isso mesmo, não precisa mais preencher todos os dados novamente para emitir outra nota para o mesmo cliente, ou do mesmo produto, basta Clonar!

   No menu 160 - Emissão de Nota Fiscal, ao clicar em ações (...) > Clonar NFe.

  O sistema vai trazer em tela os dados da Nota fiscal, com a data e hora atual.

12CA71B57B0D57FBB5D259A976AFF33C

 

 

4° Grupo do eSocial: inicio da 3° Fase

 

De acordo com o Cronograma de implantação do eSocial, será iniciado dia 22/08/2022 os envios das informações relativas ao fechamento de folha, do 4° grupo.

Calma aí, para quem já nem se lembra mais dos grupos e fazes, vamos dar uma breve resumida.

Para facilitar a implantação do eSocial, as empresas foram separadas em 4 Grupo, ficando da seguinte forma:

1° Grupo: Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 mi.

2° Grupo: Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 mi (e que não sejam optantes pelo Simples Nacional).

3° Grupo: Pessoas Jurídicas - empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades Sem Fins Lucrativos.

Bem como empregadores pessoa física (exceto doméstico) - produtor rural PF.

4° Grupo: Órgãos públicos e organizações internacionais.

Ainda, dentro de cada Grupo foi separado em 4 fases, que eram envio de dados dos empregadores, dos empregados, folha de pagamentos e, por último, informações da SST.

Sendo assim, a partir da data de 22/08/22 deve-se realizar os envios da 3° Fase do 4° Grupo, das informações a partir da data base de 01/08/22.

A substituição da GFIP para recolhimento das Contribuições Previdenciárias, conforme IN RFB n° 2094 de 15/07/2022, será a partir de 10/2022.

E aí, curtiu?

 

Referências:

01   -   Cronograma de Implantação

02   -   Resolução CGFGTS nº 926/2019

03   -   Instrução Normativa RFB nº 2.094/2022

 

DCTFWeb Sem Movimento mudou!

E lá vem mais mudanças por aí...

A IN RFB n° 2094, de 19/07/2022, dispõe sobre regras de apresentação da DCTFWeb. Sendo assim ela trouxe mudanças, vejamos algumas...

DCTFWeb Sem Movimento

Não será mais necessário enviar a DCTFWeb todo mês de janeiro. Pois será feito apenas um envio, que é exatamente na interrupção temporária dos fatos geradores. Ou seja, deverá ser apresentado a DCTFWeb sem movimento no primeiro mês em que o fato se verificar, dispensada a obrigação de envios subsequentes.

Órgãos Públicos: deverão entregar DCTFWeb a partir da competência 10/2022.

Tributos: por meio da DCTFWeb, a partir da competência 05/2023, deverá ser prestado os tributos tais como:
- Contribuições Previdenciárias
- IRPJ;
- IRPF
- CSLL
- PIS/Pasep
- Cofins

Não devem ser informados na DCTF Web os valores relativos ao IRRF incidente sobre valores pagos, a qualquer título, pelos estados, DF e pelos municípios, ou por suas autarquias e fundações. Inclusive valores pagos a qualquer pessoa contratada para fornecimento de bens ou prestação de serviços.

A DCTFWeb substituirá DCFT como instrumento de Confissão de Dívida e de constituição de Créditos Tributários relativos ao IRRF, IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins, conforme § 3° do art. 13, em relação a fatos geradores a partir de 05/2023.

Esta Instrução Normativa, publicada no DOU (Diário Oficial da União), entra em vigor na data de sua publicação, que foi dia 18/07/2022.

Fontes:
Normas Receita Fazenda DCTFWeb

 

 

Parada programada do Ambiente Nacional da NF-e

 

Informamos que o Ambiente Nacional da NF-e será paralisado para manutenção no dia 13/05/2022 às 22h(sexta-feira) até dia 16/05/2022 às 0:00 (segunda-feira).

Com isso, diversos serviços ficarão indisponíveis, tais como:

a) os do Portal Nacional da NF-e;

b) o recebimento no Ambiente Nacional de NF-e autorizadas pelas Secretarias de Fazenda Estaduais (SEFAZ) e consequente distribuição para a SEFAZ de destino, nos casos de operações interestaduais;

c) a geração de eventos quando realizados no Ambiente Nacional da NF-e, como manifestação do destinatário, replicação do evento de cancelamento da NF-e no CT-e , entre outros;

d) distribuição de documentos fiscais para contribuintes nos termos da NT 2014.002.

 

Fonte: nfe.fazenda/parada-programada

DCTFWeb - prazo entrega prorrogado para 18 março

 

A Receita Federal adiou o prazo de envio da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos - (DCTFWeb) relativa ao período de apuração (competência) de fevereiro para próxima sexta-feira, dia 18 de março. O prazo original para entrega seria até às 23h59 de hoje, dia 15/03.

A alteração da data foi motivada pela verificação de instabilidade no acesso ao e-CAC, plataforma através da qual a declaração é transmitida. Os problemas de acesso ocorreram em razão do elevado número de acessos simultâneos, atribuídos, em grande parte, a sistemas automatizados (robôs).

 

Fonte: Receita Federal/prorroga-prazo-para-18-de-marco

 

Novo prazo de entrega da DIRF, DMED, DIMOB e e-Financeira

 

A Receita Federal redefiniu o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) e e-Financeira até às 23h59min59s do dia 28 de fevereiro de 2022.

É importante destacar que, em razão do feriado bancário, o prazo para o pagamento de tributos que tenham como vencimento o último dia útil de fevereiro segue sendo o dia 25 de fevereiro. Pagamentos realizados após esta data estarão sujeitos à cobrança de multa e acréscimos legais.

 

Fonte: Receita Federal / prazo-de-entrega-da-dirf-dmed-dimob-e-e-financeira-no-dia-28

Eventos de Manifestação do Destinatário - novos prazos

 

novos prazos manifestacao 001 

Conforme versão 1.10 da NT 2020.001, que trata dos novos prazos para a realização dos Eventos de Manifestação do Destinatário, tem o objetivo de atualizar regras de rejeições e adequação dos prazos para realização dos eventos conforme Ajuste SINIEF 44/20.

 

 

Novos prazos

  • Ciência da Operação: 10 dias contados a partir da data de autorização da NF-e;
  • Confirmação da Operação: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e;
  • Desconhecimento da Operação: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e;
  • Operação não Realizada: 180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e.


Os clientes que utilizam o sistema Cloud Documentos Fiscais para consultar e realizar a ciência da operação com o certificado A3, podem ser afetados, caso realizem a consulta apenas no final do mês, sendo necessário agora fazer a consulta semanalmente (a cada 10 dias)

A partir do dia 04/04/2022, também passará a ser validado o prazo de envio do evento.

Veja o  texto em arquivo PDF ... clique aqui